NAU

CONTOS PARA OS PROJETOS DO NAU 2012/1

 
Ontem (12/04) aconteceu a reunião de roteiro do NAU, que este período será baseado nos curtíssimos contos do Professor Gladson Dalmonech, segue abaixo cinco contos para organização dos grupos:

CURTÍSSIMOS CONTOS (56)
A bola sete pra morrer. Ele fez a mira, curvando o corpo sobre a mesa de sinuca. Mas o amigo disse: “e se isso fosse mais que um jogo?” Ele parou de mirar. “É, se não fosse só um jogo. Mas alguém apostando sua alma. A bola cai e você vive. Se não, morre.” “Quem?”, perguntou. O amigo apontou pra cima. Ele voltou à mira. Mas, por via das dúvidas, passou mais giz no taco.

CURTÍSSIMOS (101)
“Quem, eu”? – Perguntei. Fez um sim com a cabeça o cara do outro lado. E sorriu. As gengivas arroxeadas, os dentes como que cobertos por uma poeira amarela. Pelo jeito que olhava pra mim, parecia alguém que me tinha em conta. “Você me conhece”? – Indaguei. Ele balançou a cabeça em afirmativo. Depois apontou, mãos com sangue, para o meu pescoço. Um arranhão profundo. Súbito, olhei para a cama. Uma mulher estava lá, nua, acho que dormindo. Voltei para ele de novo, mas o espelho já embaçara todo com a água quente do chuveiro.

CURTÍSSIMOS CONTOS (116)
Bebiam vinho, distantes, cada qual com seu sabor, enquanto conversavam um com o outro pela internet. Ela sofria de “ausência de pássaros”.  E dizia: ”Sabe daquelas vezes em que a gente se apaixona pra valer? Que parece que cantam pássaros na nossa cabeça? Pois é, eu não tenho mais. Eles voaram pra longe”. Mais tarde, quando ela se despediu e foi dormir, ele ainda podia ouvir, ecoando com o aveludado sussurro do “boa noite” dela,  os trinados de centenas de pássaros na gaiola de sua cabeça.
  
CURTÍSSIMOS CURTOS (127)
Queria aquele balão. A mãe comprou pra ela e seu sorriso se abriu como uma cortina. Feliz, a menina de seis anos voltou pra casa, correu para o quarto e, com uma caneta hidrográfica, escreveu seu nome na pele esticada da bola. Da varanda, viu o céu estalando de azul. A mãe ficou surpresa quando ela deixou o balão ganhar os ares. E segurou o choro das cordas que vibravam de saudade, quando a menina lhe perguntou:
“Mãe, quanto tempo demora até chegar lá no papai?”

CURTÍSSIMOS CONTOS (191)
Me pediram nomes. E eu tenho cara de lista telefônica? Me deram um sopapo e eu guardei a boca fechada. Eram meus manos, porra. Vou entregar? Mas aí um resolveu escovar meus dentes com uma escopeta. Aí e foda, né? Mano por mano, Caim matou Abel. Com escopeta, lealdade que se foda. Livrar meu rabo, primeiro. Agora eles estão aí, rosnando no meu calcanhar. Por isso, vou tomar essa última cerveja contigo e dar no pé. A não ser que você... Caim filho da puta!


A PROVA

Uma das produções do NAU no ano passado foi o vídeo "A Prova", uma divertida visão da lenda da mulher de algodão, ser sobrenatural que assombrou gerações de crianças. Utilizando a técnica de stop-motion, a produção foi realizada tendo como locação a própria UVV e participação especial de alunos do curso. Nosso agradecimento mais especial vai para a Dona Castorina Silva, colaboradora da faculdade e nossa parceira na produção. Assistam abaixo o vídeo, que teve estréia no Desafio Fotográfico 2010:






SESSÃO CINEMA




PSICOSE: TODO MUNDO TEM A SUA

Uma das sequências mais famosas do cinema é a inspiração atual da tripulação NAU. O desafio foi lançado: baixe o Hitchcock que existe em você e refaça a famosa sequência do chuveiro, em que a protagonista de Psicose é assassinada ao som do indefectível "Rham, rham, rham, rham, ..." (pra quem não reconheceu, essa é a onomatopéia da trilha que acompanha os movimentos da faca, rs). A reconstituição pode ser feita em qualquer técnica e alterar personagens, cenário e tudo mais, desde que a gente ainda reconheça a origem da sua inspiração, ou seja, o filme.
Quer participar? Assista à sequência abaixo, inspire-se e apareça na sala multimídia no dia 04/10, às 11h ou às 18h. Ou, se quiser apenas se divertir assistindo às obras de quem se aventurou e tentou seguir o mestre Hitchcock, pode trazer a pipoca e ocupar sua poltrona na nossa sessão "Psicose: todo mundo tem a sua".




PRÓXIMOS ENCONTROS DO NAU

Tema “A linguagem do clip e o cinema”

21/10 – 11h - sala multimídia
21/10 – 18h - sala multimídia


Exercício para o próximo encontro: reconstituir a cena do chuveiro de “Psicose”

Tema a definir


04/11 – 11h - sala multimídia
04/11 – 18h - sala multimídia


Apresentação das sequências inspiradas em cena do filme Psicose.

Sessão Cinema com convidado


11/11 – 16h às 19h - sala multimídia



CONFIRA COMO ANDA A PRODUÇÃO DO VÍDEO SOBRE LENDAS URBANAS, A NOVA PRODUÇÃO DO NAU





EM PRODUÇÃO: O BAIRRO VALE ENCANTADO PELAS LENTES DE ANDERSON BARDOT

Imagine um bairro que já se chamou Parque Alice, hoje tem o singelo nome de Vale Encantado e já foi muito conhecido por ser local de "desova" de corpos? Esse é só o início das inimagináveis histórias que Anderson Bardot, aluno do quarto período de Publicidade e participante do NAU, está levantando no bairro onde mora. Com um olhar curioso e cheio de ideias para transportar essas histórias para um documentário que registre as várias décadas de existência do bairro, Anderson está em plena atividade de levantamento de fotos e documentos antigos, depoimentos dos primeiros moradores e elaboração de um pré-roteiro para a realização de uma obra com que ele vem sonhando há muito tempo. Em breve, ele pretende produzir pequenos teasers contando algumas partes dessa grande história, e que será, também, uma forma de experimentar as linguagens que ele pretende usar no vídeo.
Algumas fotos já pesquisadas podem ser vistas no Flickr:

Aí embaixo vai uma das fotos, da família Barbosa em sua mercearia, na década de 70. Fiquem de olho, porque daremos mais notícias, em breve, sobre a produção do Anderson!




NOVA REUNIÃO DO NAU - A LINGUAGEM DO CLIP NO CINEMA

Mais uma reunião do NAU está marcada. Será no dia 07/10, às 18 horas, na Sala Multimídia. Vamos conversar, dessa vez, sobre como a linguagem do clip pode ter influenciado o cinema. Não é necessário ter participado da primeira reunião para se juntar ao grupo. Então, programe-se e venha conversar sobre cinema!


"AS HORAS VULGARES" NO SINERGIA

No dia 28 de setembro, a Mostra Internacional de Cinema Sinergia recebeu para um bate-papo os diretores Vitor Graize e Rodrigo de Oliveira, realizadores do longa-metragem “As Horas Vulgares”. A obra, em fase de pré-produção, foi vencedora do Edital da Secretaria de Estado da Cultura em 2009 e tem roteiro adaptado da obra "O Reino dos Medas" de Reynaldo Santos Neves. Os diretores contaram como tem sido o processo de pré-produção do longa, desde o momento da realização do roteiro até a escolha de elenco, locações e equipe técnica. Junto com uma das protagonistas do filme, Tayana Dantas, eles falaram da alegria de estar realizando o primeiro longa de quase todos os componentes da equipe.  O bate-papo foi mediado pela professora Aparecida Torrecillas, coordenadora do NAU, e contou ainda com a exibição do teaser do filme que pode ser assistido abaixo.  Para saber mais sobre a produção, acesse o "Diário de produção" e, ainda, o perfil no Facebook e no Twitter.

Teaser: "As Horas Vulgares"


NAU – Do roteiro para o set de filmagem


O NAU – Núcleo de Audiovisual do Curso de Comunicação Social – é o momento de encontro de quem gosta de cinema, fotografia, vídeoclip, vídeo-arte, animação e tudo que se relaciona a produção audiovisual.

Se você quer experimentar novas linguagens, colocar em prática aquele roteiro guardado na gaveta, aprender um pouco sobre produção ou apenas fazer parte das discussões sobre a área, fique à vontade! Entre em contato com a gente ou venha ao Nacom às quartas-feiras, a partir das 15 horas.


Papo Cinema: hora de ver e falar sobre cinema

Uma vez por mês, o grupo NAU vai se reunir no escurinho da Sala Multimídia pra ver produções e falar de cinema. Os temas vão ser sugeridos pelos próprios participantes e vão ser jogados na roda pra reflexão.

Em nosso primeiro encontro, tivemos como tema a influência da linguagem publicitária no cinema, e foi exibido o documentário “Da telinha à sala escura”, produção que foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso das alunas de Publicidade e Propaganda Geise Diniz e Iana Effgen. Assista aqui ao vídeo.

E já combinamos o próximo tema: a linguagem do videoclip. Quer participar? Fique de olho que logo divulgaremos a data do próximo encontro.

A claquete do NAU já está em ação

A primeira produção do NAU já está em fase de gravação. Será um curta sobre lendas urbanas. Em breve mais notícias sobre essa superprodução NAU.

Luz, câmera, ação: uma produção do Curso de Publicidade e Propaganda da UVV

Sob orientação da professora Aparecida Torrecillas, alunos da disciplina Produção para Mídia Eletrônica (2010-1), fizeram uma homenagem aos 60 anos da TV brasileira, produzindo peças assinadas pela Rede UVV. Quer ver o resultado? Assista abaixo a algumas das produções e relembre alguns momentos da nossa TV.

60 anos TV


Produção: Danillo Alves, Josiane Ramos, Joyce Aparecida, Krishna Dalcamini, Magnus Firme, Marcelo Barros, Vitor Melo.
Câmera: Jean Souza
Edição: Diego Freire

Essa é a sua vida


Roteiro: Camila Baldan, Raphael Oliveira
Imagens: Geovany
Produção: Natasha Orlandi
Edição: Same Mattar
Sonoplastia: Jean Souza
VT 60 anos

Imagens: Geovana Wandekoken
Produção: Bruna Miranda, Lanny Lube, Paulo Henrique Lemos, Camila de Sá, Pedro Ribeiro
Edição: Jean Souza e Diego Freire
Mussum


Produção: Aline, David Zetun, Johnny, Orlamar Evandro
Edição: David Zetun

TV Brasil


Produção: Amanda Mineiro, Betânia Pires, Débora Barbosa, Fernanda Pádua, Jaqueline Da Rós
Locução: Paulo Henrique
Edição: Same Mattar
Sonoplastia: Geovany